terça-feira, novembro 14, 2006

Emetofobia - Medo do Gregório - Grupo de Apoio aos Emetofóbicos (G.A.E.)


A emetofobia é o medo excessivo ou irracional de ir ao gregório. É uma fobia bastante comum. Em pesquisas realizadas em terras do Greg, foi constatado que cerca de 6% da população tem medo de gregoriar, embora uma porção bem menor realmente sofra de emetofobia, que se manifesta através de comportamentos fóbicos.Quase todos os que sofrem de emetofobia sofreram algum incidente traumático envolvendo o acto de gregoriar entre a idade dos seis aos dez anos. Muitos afirmam que conseguem controlar-se para não ir ao grego. Uma pesquisa de um grupo na internet de pessoas que sofrem de emetofobia constatou que a maioria deles gregoriou pela última vez há mais de doze anos. Muitos deles gregoriaram cinco vezes ou menos durante toda a vida.Pessoas que sofrem de emetofobia são conhecidas por se manterem afastadas de pessoas que podem estar doentes, de modo a evitar a presença em lugares onde pessoas podem vir a gregoriar e acima de tudo, são conhecidas por manterem hábitos alimentares ultra-cuidadosos de forma a minimizar a possibilidade do Grego. Muitos deles comem pouco e de forma bastante selectiva e evitam não só uma comida que os tenham feito ir ao grego um dia mas qualquer comida que tenha sido a causa do grego de qualquer pessoa.A ansiedade quanto a ir ao grego é uma presença constante em algumas pessoas que sofrem de emetofobia, alguns dizem que preferem morrer a gregoriar. A maioria diz ter medo de ir ao greg, mas alguns dizem que o seu estímulo fóbico é ver outras pessoas gregoriar.Como em muitas outra situações de origem psicológica, não existe cura definitiva para a emetofobia, mas os sintomas podem ser controlados a ponto de permitir ao fóbico uma melhor qualidade de vida. Alguns indivíduos relatam algum grau de sucesso através de vários tratamentos, incluindo terapia cognitiva e antidepressivos. Alguns dizem que se curaram gregoriando, tanto de forma natural quando induzida. Grupos na internet de pessoas que sofrem de emetofobia tendem a resistir à sugestão de que eles podem ser curados. Como resultado disso, muitos desses grupos concentram-se em aceitar a emetofobia ao invés de tentar superá-la.
Agora já existe um espaço onde qualquer pessoa pode resolver estes medos e fobias, bem haja o Greg.


Saudações Gregorianas

9 comentários:

Joaquim Oreos disse...

BRUTAL, CARO RAIANO, BRUTAL !!!
PALAVRAS PARA QUÊ ???

UM GREG VALE POR MIL PALAVRAS!!!...

Já agora, valeria a pena averiguar se algum dos convidados à ceia do Greg, em tempos seus grandes amigos que agora o renegam como o Diabo renega a Cruz, não sofrerá de tão maldita maleita...
Seria talvez importante criar um grupo de apoio para os ajudar a superar a desgraça que lhes assola a existência.

Será concebível pior castigo que desejar o Greg e o temer???
Será justo viver no isolamento de tão saudável convívio???

Abraços agoniados,
J.O.

P.S.: Caro Atum Toneca, para quando mais uma das tuas saborosas postas de pescada?

P.P.S.: Finalmente o Greg perdeu a vergonha!!!

Goya disse...

Está-se sempre a aprender, não há duvida!
Nunca me passou pela cabeça a possibilidade da existência desta realidade. E no Sec.XXI!!!!....
Dado o nosso campo de actuação, acho absolutamente prioritário a criação de uma comissão multidisciplinar que elabore um relatório acerca desta maleita. É mais do que uma simples obrigação, é um acto de humanidade encontrar mecanismos que devolvam estas vitimas ao lado "bom" do Greg.

Bem hajas pelo alerta, ConGreg Raiano

N.A. disse...

Uma das mais usuais formas de descrever a palavra é a seguinte: "aversão e medo mórbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de vomitar"...
Espero sinceramente que não tenhamos nenhum elemento no seio do grupo dos amigos do greg com estes sintomas... Caso contrário terá que ser curado no próximo conGreGvívio!!!

Joaquim Oreos disse...

É do mais alto interesse para toda a humanidade a ERRADICAÇÃO DA EMETOFOBIA!!!

Acho fundamental para a sobrevivência da ComGregAcção o desenvolvimento de um qualquer tipo de TESTE DE DESPISTE da Emetofobia... E, se no nosso alcance, também um TRATAMENTO realmente eficaz!

Não podemos admitir que dedicados e fervorosos irmãos Gregorianos sejam debilitantemente atacados por tão cobarde maleita...

E que dizer dos milhares, quiçá milhões, de ansiosas almas que esperam por uma cura para tão aviltante condição?...

Abraços anti-fóbicos (porra, já tou a ficar agoniado...)
J.O.

Joaquim Oreos disse...

De acordo com as necessidades de muitos dos nossos prezados amigos do Greg, dentro em breve será tomada uma iniciativa em prol de todos aqueles que padecem de Emetofobia.

Conciso e incisivo, caros ComGregs, curto e grosso: parece que vamos mesmo rever o Greg.

Para já indiquem a vossa disponibilidade para comungar da Eucaristia do Greg (vulgo, ComGregVívio!) nos comentários à tão aguardada posta do ComGreg ItaCapela: "Jantar".

Abraços agoniados,
J.O.

tonomeister disse...

Meus caros comGregs, no passado fim-de-semana reflecti com alguma profundidade sobre este assunto e começo a crer que esta patologia que aflige alguns daqueles que em tempos se diziam amigos do Greg, estará porventura relacionada com uma outra de proporções igualmente assustadoras, a grande epidemia do IVG. Apesar de parecerem temas opostos, em boa verdade complementam-se no acto insano de procurar a todo o custo evitar a partilha de uns belos momentos como só o companheiro Greg sabe proporcionar. Peço desde já apoio dos meus caríssimos comGregados para avançar com um estudo mais aprofundado desta matéria.
Saudações, tonomeister

Anónimo disse...

Boa tarde a todos, descobri este espaço quando comecei a pesquisar sobre este assunto que infelizmente assolou a nossa familia.
A Melissa está quase desistir da sua carreira de Modelo-em-part-time para ir trabalhar numa pastelaria ali para os lados da Vergada. Como posso ajudá-la?

Agradeço resposta e muito obrigadinha.

Mariazinha

Santusa disse...

Gostaria de poder ajudar a todos que sofrem com a Emetofobia, pois ja tive esses sintomas e sei como é, só que ja superei. Gostaria de poder ajudar. Criei um blog e um group no msn groups, adicionem la e vamos compartilhar experiências pois ajudarei a todos, entrem lá:
http://emetofobiasuperacaodomedo.blogspot.com/
msn: group1160218@groupsim.com
Entrem lá, quero ajudar a todos!
Santusa

Erick disse...

vou começar um tratamento dia oito de setembro...psicólogo e psiquiatra...vamos ver né